A BMW GS é uma pioneira: combina versatilidade e uma sensação de condução única há 40 anos. E é isto que festejamos com a R 1250 GS da Edition 40 Years GS. Com o visual marcante em preto e amarelo, a lendária R 100 GS dá vida à história GS. Na R 1250 GS, o design único é combinado com recursos modernos, como os modos de condução Pro ampliados e o motor Boxer ShiftCam. Tu tiras proveito do desenvolvimento confiante da potência e do prazer de condução sem limites em qualquer piso. Seja na estrada ou em ambiente Todo-o-Terreno – sente o #SpiritofGS.

DESTAQUES DA EDIÇÃO “40 YEARS GS”

A R 1250 GS – sempre uma boa base

Por fora “Edition 40 Years GS”, por dentro, uma verdadeira “R 1250 GS”: com o seu moderno equipamento técnico, esta GS é a parceira ideal para as tuas aventuras. Os seus modos de condução Pro opcionais com nova regulação do binário de travagem do motor (MSR) garantem um prazer de condução sublime em todas as situações, enquanto a moderna tecnologia de iluminação garante a melhor iluminação e visibilidade. Fica a saber tudo sobre os diversos recursos e variantes da R 1250 GS.

40 ANOS A CONDUZIR A AVENTURA

De África à Ásia Central: a GS esteve em todos os pontos do mundo em 40 anos. Uma moto que dominou todos os terrenos e todas as estradas – potente e arrojada, indiferente aos elementos. A GS é a pioneira das motos dual-sport.

A GS tem as suas raízes nas competições de rally e isso está bem evidente quando olhas para esta moto. Os primeiros protótipos saem vitoriosos em provas de todo-o-terreno e a moto começa a ser comercializada em 1980, como R 80 G/S. Torna-se a primeira moto dual-sport de grande cilindrada no mundo. Durante mais de 40 anos, esta moto tem continuado a percorrer locais onde as outras motos não chegam. Não existe obstáculo que seja capaz de a fazer parar.

1978 a 1980:

Em 1978, a BMW Motorrad chamou a atenção com a antecessora da primeira GS: a GS 80 conquista duas medalhas de ouro na mítica prova International Six Days Enduro. A moto tinha sido desenvolvida por uma equipa interna de técnicos sem autorização oficial. Mas o sucesso provou que os engenheiros e mecânicos estavam no caminho certo: a moto tinha uma condução realmente agradável em todo-o-terreno, bem como em estrada. Foi comercializada em 1980 sob um nome ligeiramente diferente: BMW R 80 G/S.

1980 a 1987:

Com a GS, a BMW Motorrad criou a simbiose perfeita de condução em todo-o-terreno e em estrada: em qualquer piso e em qualquer situação, os pilotos tinham sempre o controlo da moto, beneficiando também de máximo conforto nos trajetos mais longos. O destaque recai sobre o monobraço oscilante, que é instalado pela primeira vez numa moto. Esta solução reduz o peso e permite substituir a roda mais depressa. Com a R 80 G/S, a BMW Motorrad criou o segmento das motos dual-sport confortáveis e de grande cilindrada, um segmento que ainda hoje continua a dominar.

1987 a 1996:

O novo modelo de topo, a R 100 GS, destaca-se pela grande cilindrada: é a Enduro mais potente e mais rápida do mercado. O braço oscilante Paralever no eixo traseiro garante uma excelente maneabilidade em todo-o-terreno e estrada. Com a sua impressionante pintura em preto e amarelo, fica conhecida como o “Abelhão”. Atualmente, esta cor é muito popular entre os fãs e serve de base à decoração dos modelos de edição especial “40 Years GS”.

1994 a 2003:

A GS está a caminho de se transformar num ícone, à medida que evolui constantemente: em 1994, é apresentada a primeira Enduro com um motor Boxer de quatro válvulas, com a R 1100 GS. A moto é popular pelo seu desempenho em todo-o-terreno e pela excelente prestação nas viagens mais longas. Em 1999, a R 1150 GS segue o seu trilho. Este conceito é intencionalmente desenvolvido, no sentido de melhorar a sua capacidade Touring e, em 2002, fica ainda mais adaptada às necessidades dos viajantes de longas distâncias com a R 1150 GS Adventure, que marca o nascimento da série Adventure.

2000 a 2008:

Os modelos “Funduro”, muito populares e apreciados pelos motociclistas menos experientes, as F 650 e F 650 ST, entram no novo milénio com motores renovados. Graças à unidade monocilíndrica de refrigeração líquida, os motociclistas das F 650 GS e F 650 GS Dakar têm potência suficiente para as suas deslocações diárias e para garantirem as sensações típicas de uma Enduro. Em 2008, as F 650 GS e F 800 GS, são apresentadas como modelos Enduro totalmente redesenhados, recorrendo agora a um motor bicilíndrico em linha de refrigeração líquida. Isto representa pura aventura, mesmo no segmento de média cilindrada.

2004 a 2017:

Em 2004, a BMW Motorrad renova a R 1200 GS. A moto aumenta a cilindrada, a potência e o binário, ganhando ainda mais dinamismo em qualquer terreno, com a redução do seu peso nuns expressivos 30 kg. Quase dez anos depois começa uma nova era, quando os engenheiros da BMW Motorrad equipam a R 1200 GS com um motor Boxer de refrigeração líquida. Algo que nunca tinha sido realizado antes. A moto apresenta também uma suspensão semiativa com o Dynamic ESA (ajuste eletrónico da suspensão), que eleva a maneabilidade e o conforto de condução para outro nível.

Nos anos seguintes, a BMW Motorrad continuou a construir a lenda GS. A popular R 1250 GS surge com um motor Boxer renovado: graças ao sistema variável de transmissão BMW ShiftCam, disponibiliza mais potência em todas as faixas de rotação e torna a GS ainda mais eficiente. Além disso, os modelos da gama média, a F 750 GS e F 850 GS são constantemente desenvolvidas para tornar a sua condução mais agradável, graças ao incremento da cilindrada e alteração da ciclística.

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